Entrevista Beauty Trends: Ale Garattoni

Carioca radicada em São Paulo, Ale Garattoni é uma profissional que se reinventa e se adapta constantemente. Ela soma mais de dez anos em multi-experiências profissionais – o que a acrescentou uma ampla visão sobre mercado para o seu atual momento.

Fundadora e diretora da Amo Branding, Ale já teve mais de 2.000 pessoas que participaram dos seus talks, workshops, encontros e programas mais extensos, onde sua didática foi aplicada de um método próprio. Ela também atua a frente do @5sentidos, espaço dedicado a para o compartilhamento de lifestyle através de uma vida mais leve, consciente e presente. 

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Hoje sua base de seguidores é extremamente diversificada, mas grande parte da internet conhece Ale através do It Girls: um blog sobre moda antes dos blogs de moda. Por lá, ela compartilhava tudo a respeito do universo das garotas “It” – aquelas que tinham um carisma fora da curva e um brilho especial. O sucesso foi tanto que Ale publicou o livro sobre o tema que foi um sucesso.

No BEAUTY TRENDS, Ale Garattoni entra em um talk super especial para conversar com outras convidadas a respeito de branding, posicionamento e mídias sociais. Será incrível assistir e aprender mais com tantas especialistas no assunto! Para antecipar um pouquinho mais sobre a participação da Ale, a entrevistamos em um bate-papo que tem tudo a ver com o universo empreendedor feminino.

Confira:

BEAUTY TRENDS: Conta um pouquinho o que a AMO Branding faz e como é a sua atuação no mercado.

ALE GARATTONI: Criei a Amo Branding em 2014 com o intuito de democratizar o branding! O tema estava até então muito restrito a grandes empresas e, no máximo, celebridades – e por ter usado estas estratégias na minha própria carreira desde os anos 90, quando estava na faculdade, eu conhecia bem os benefícios de enxergar tudo e todos como marcas. Meu foco é em palestras e programas em grupo (além do conteúdo que compartilho gratuitamente nas redes sociais), pois acredito que dessa forma consigo impactar e transformar mais pessoas. 

BT: Qual é a parte que você mais gosta no seu trabalho? E qual é aquela tarefa que você delegaria sempre que fosse possível?

AG: Amo estudar, ler e escrever – tarefas que são a base principal do meu trabalho. Delegar ainda é um desafio para mim, admito que sou um pouco centralizadora com tudo que envolve a minha marca. Mas suporte na organização dos eventos e nas tarefas burocráticas necessárias é sempre bem-vindo.

BT: Você tem contatos com profissionais da beleza no seu dia a dia? Como isso acontece?

AG: Desde que passei a trabalhar com branding, é inevitável estar com esse olhar ativado em qualquer experiência. Assim, muitas vezes me pego avaliando posicionamento e excelência naquelas idas pessoais a um salão de beleza no meu dia a dia.

BT: Qual é o seu lema profissional?

AG: Adicione valor para seu cliente e nunca vai te faltar trabalho!

Rede social deve ser uma vitrine do que você FAZ, não do que você vende - e sim, existe uma baita diferença entre essas duas opções!

BT: Qual foi o maior desafio da sua carreira até hoje?

AG: Meu negócio ainda é muito centrado em mim - não apenas na minha imagem, mas principalmente no meu trabalho, que ainda é essencialmente solitário. Essa dificuldade de delegar me impede de escalar a marca. Gosto demais de trabalhar sozinha, mas entendo que dessa forma terei sempre um limite – até físico – de crescimento.

BT: Como você se atualiza? O que lê diariamente?

AG: Leio MUITO! Tudo que aparece na minha frente. De posts no instagram e livros, passando por jornais e revistas de todos os assuntos. Mas é muito raro ler ou seguir alguém da minha área: não quero me influenciar por outros olhares e acredito que os temas alheios ao meu mercado são os que mais me trarão crescimento e diferenciação. Com olhar atento, tudo me serve de inspiração – um post sobre Yoga, um livro de autoconhecimento ou uma revista de moda.

BT: Já fez algum curso que mudou a sua visão sobre o mercado ou a sua carreira?

AG: Sou uma grande fã das ferramentas de coaching, quando aplicadas por um profissional sério. Em 2016, quando pensava em mudar o foco dos meus serviços para as (sempre solicitadas!) consultorias individuais, o Paixão em Ação, da coach Ana Raia, me ajudou a me recolocar no meu caminho – que é o de escrever, falar, compartilhar com grandes grupos.

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BT: O livro It Girls abriu muitos precedentes. Você tem a intenção de uma segunda publicação? Qual seria o viés?

AG: Já tenho rascunhados livros para as minhas duas marcas: a Amo Branding e a 5 Sentidos, que fala sobre autoconhecimento e bem-estar. Estes são projetos nos quais quero começar a trabalhar no fim do ano.

BT: Qual é o seu maior objetivo para 2019?

AG: Levar as pocket-palestras Amo Branding para outras cidades e encontrar um formato de workshop/seminário online no qual eu acredite, para então poder levar meu conteúdo também a quem não pode estar nos programas presenciais.

BT: Quem está no seu blogroll e quem você adora seguir no Instagram?

AG: Adoro seguir gente feliz e generosa, que compartilha bons conteúdos. Meu feed é bem variado! Adoro: as dicas de saúde da @dra.ninasobral, a vida de mãe da @vestidademae, o estilo da @silviabraz, o lifestyle da @daniellasarahyba, as dicas de moda de @barbaramigliori e a carreira da @marinalarroude. 

Faça as pessoas se sentirem especiais. Não (só) por branding. Não (só) por etiqueta. Faça elas se sentirem únicas por humanidade, por empatia genuína.

BT: Qual business woman você é fã? 

AG: Emily Weiss! Sou obcecada por ela desde bem antes do lançamento de sua mega startup de beleza!

BT: O que você falaria para a Alessandra de 10 anos atrás?

AG: Pode tomar essas decisões sem medo, porque tudo vai dar certo.

BT: Qual é aquele truquezinho de beleza particular que você ama, mas que nem todo mundo sabe?

AG: No ano passado comecei a estudar – por hobby – aromaterapia e sigo encantada com o poder dos óleos essenciais na saúde e na beleza. Para aquela espinha que está querendo sair, uma gotinha de Tea Tree é imbatível!

 

Obrigada por compartilhar conosco, Ale! Mal podemos esperar para estarmos juntas no BEAUTY TRENDS.

Brigitte Calegari